sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MEGATATUZÃO; MAQUINAS ESCAVADORAS DE TUNEIS


 

No post deste mês, vamos falar sobre as megatatuzão, máquinas capazes de escavar túneis de quilómetros de comprimento que servirão no futuro para metrôs, tuneis de carros, trens, etc. 



As megatatuzão, (Tunnel boring machines -TBM - em inglês) são máquinas utilizadas na escavação de túneis com sessão transversal circular. São mecanismos apreciados pela sua eficiência em diversos tipos de subsolo, mostrando uma versatilidade que vai das rochas mais duras até terrenos arenosos. Os diâmetros da sessão transversal pode também variar muito: desde 1 metro, realizadas por microtuneladoras até 14 metros. O maior túnel construído até hoje utilizando esta tecnologia é o Eurotúnel, que, com uma extensão de 50,5 km de estrada de ferro, liga a Inglaterra à França atravessando o Canal da Mancha. Entretanto, desde 1996 está sendo construído o Túnel de base de São Gotardo, um túnel, também ferroviário, com 57,1 km de extensão, que atravessará os Alpes Suíços com a finalidade de evitar o transporte de cargas em rotas montanhosas e diminuir o tempo de viagem entre Zurique e Milão (Itália). Quatro máquinas escavaram um total de 75 km. Sua escavação foi concluída em 2010, e sua inauguração será em 2017.


Algumas dessas modernas máquinas tem até quinze motores elétricos, que geram uns 6.375 cavalos de potência.  Além disso a máquina reboca quase 800 toneladas de equipamentos através do túnel. Na frente da broca, tem uma pequena porta por onde os trabalhadores podem entrar para substituir os 15 cortadores que se desgastam diariamente.


                                                          Cabine dentro da megatatuzão 


Assista o video para ver o funcionamento de uma megatatuzão:




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